DIY: como fazer mesas de escritório

Assim que mudamos, decidimos que um dos quartos iria virar escritório. A gente sempre quis um lugar para trabalhar, estudar, mexer no computador…Na mudança trouxemos nossas escrivanhias (dos tempos de colégio e faculdade), mas não ficaram legais. O cômodo é grande e as mesas ficaram ”pequenas”, sabe?  Uma coisa é colocar uma escrivanhia pequena num quarto dividindo espaço com a cama e o guarda-roupa, outra é jogar ela sozinha num cômodo grande! (Veja aqui o que eu fiz com a minha escrivanhia)

A gente queria uma mesa grande em L para cada um ficar de um lado. Mas aí esbarramos num pequeno problema: money! Essas mesas são caras demais cruzes.

A solução? Fazer nossas próprias mesas. Resolvemos comprar dois pedaços de madeira MDF e colocar na parede com mão francesa. Como se fossem prateleiras mesmo.

Olha aqui minhas referências:

1fe4cf77ca5f03782c0adee66558ab5a

7821459bb43db6b09bf5783a3e2863fe (As imagens são do Pinterest)

Compramos tudo na Leroy. Lá eles cortam a madeira do tamanho que você quiser, na hora! Também tem vários tamanhos de mão francesa. Dica: na embalagem da mão francesa tem o peso que ela aguenta. Isso é importante! A nossa aguenta uns 45kgs.

Detalhe importante: na Leroy eles não fazem entrega. Só descobrimos isso depois que pedimos para cortar o MDF. Temos um Gol e compramos dois pedaços de madeira de 2m40!! A gente teve que se virar. Ainda bem que moramos perto da loja.

IMG_3161

UPDATE: O metro quadrado do MDF custa R$54,90 e a unidade da mão francesa, R$17,80.

Para montar não tem segredo. É só medir a altura certinha que você quer a mesa e fixar a mão francesa na parede com a ajudinha de uma furadeira. Já vem com as buchas e os parafusos. Na sequência é só encaixar a madeira por cima. Esse trabalho todo ficou por conta do Gunter, só ajudei dei pitacos. Eu tinha algumas fotos desse processo…mas elas simplesmente sumiram! #alôorganização

Depois de prontas! Fiquei TÃO feliz com o resultado.

IMG_3322

Ainda falta arrumar muita coisa. Quero colocar mais quadros nas paredes e fazer algo pra deixar o armário embutido mais bonitinho.

IMG_6650

IMG_6647

IMG_6654

A gente preferiu deixar sem cortina mesmo, o sol não bate direto na nossa janela…Sem contar que amamos a paisagem lá de fora!

IMG_6646

Esses dois quadros com molduras pretas são da HC Store, o de moldura de madeira eu baixei a imagem do site da Amo Muito e o branquinho é da Les Maries, que ganhei de uma amiga.

IMG_6663

Os quadrinhos com molduras brancas nós ganhamos dos nossos parceiros de blog aqui Karol e Pedro (detalhe: eles que fizeram!). O do Pearl Jam é do Gunter e dos Beatles é meu! Esse grandão nós compramos de um artista de rua lá de São Paulo. Ele pinta na hora com tinta spray, é um trabalho muito legal!!! Compramos duas gravuras dele. Disseram que ele é boliviano, mas não sei é mesmo…encontramos ele na Avenida Paulista.

Relevem o porta-retrato incompleto. Nunca lembro de revelar as fotos.

IMG_6662

Esse é o armário embutido que eu quero deixar mais bonitinho. Não sei exatamente o que fazer, já que o apartamento é alugado…Não dá pra inventar muita coisa.

IMG_6657

IMG_6658

IMG_6660

Destaque para a bagunça ali embaixo…culpa dos DIY!!!

IMG_6661

Essa é parte do Gunter…Digamos que ele é bem minimalista na decoração. Esse globo terrestre comprei pra ele na Cultura.IMG_6656

Aqui dá pra ver melhor a mão francesa.

IMG_6668

Essa do meio nós compramos errada, mas mesmo assim resolvemos colocar para reforçar.

IMG_6664

Pra quê janela? Olha que céu lindo! Essas pedrinhas compramos na nossa viagem a Ouro Preto.

IMG_4785

 

Juliana Amorim

<p>Jornalista apaixonada por blogs, Instagram e suculentas. Se casou há pouco tempo e gosta de tudo sobre decoração e DIY. Não dispensa uma boa comida e sempre se empolga para qualquer viagem, nem que seja de fim de semana.</p>

24 Comments
  • Magno
    Responder
    11/03/2016

    Bom dia, to querendo fazer uma bancada também com mãos francesas, porém ao invés do mdf pretendo usar porta lisa branca de 70cm de largura, o problema que tive até agora é que ainda não encontrei mãos francesas desse tamanho, o máximo que achei foi de 50cm. Quais as medidas de sua bancada e qual tamanho necessário da mão francesa que você teve que usar? Brigado!

  • Anônimo
    Responder
    12/03/2016

    Acabamos de compra o mdf na leroy , duas chapás 2.00mm por 0.60cm e só descobrimos depois que não entregavam kkkk, estamos com dúvidas no tamanho na mão francesa qual seria o tamanho ideal ?

  • Flavio
    Responder
    15/04/2016

    Vocês fizeram os furos para passagem dos fios pra baixo da mesa? Como é o calculo de peso da mão francesa, por exemplo se eu colocar duas que suportam 45kg posso assumir que naquele espaço ela suporta 90 kg?
    Obrigado

  • Gilberto
    Responder
    28/05/2016

    Oi meu nome e Gilberto moro em natal rn, estou comesçando uma pequena empresa no seguimento ofce boy, tenho augums clientes e sinto a nesçesidade de montar um ambiente para traser mais seriedade para ominha empresa podem mi ajudar.

  • Aline
    Responder
    21/06/2016

    Olá!

    Uma pergunta: vocês trataram a madeira? Compraram tratada? Esse final de semana vou fazer a minha mas fiquei com essa dúvida.

    Obrigada!

  • Paloma Pereira
    Responder
    11/10/2016

    Oieeeee.

    Quero muito montar meu Home Office p estudos. E quero uma messa desse jeitinho. Pode me informar quanto gastou no total? Quanto especificamente saiu o MDF?

    Obrigada ;*

  • Felipe Ribeiro do Nascimento
    Responder
    31/01/2017

    Excelente Trabalho, parabéns..

    Eu vou fazer uma parecida com a sua, porém gostaria de saber, qual uma boa espessura , vou deixa em cima dos mdf: 1 impressora, 1 monitor e 2 laptops. Você saberia me dizer se 60cm de largura ficaria bom, ou é muito curto.

    Obrigado.

  • Luaa
    Responder
    28/02/2017

    Olá, muito legal o trabalho de vocês, parabéns!
    Pelo tempo que vocês vem utilizando as mesas, vocês notaram se as placas apresentam deformação ou empenaram?
    Estou fazendo um projeto parecido aqui em casa, comprei os MDF na Leroy Merlin no domingo rs. Como as mesas vão levar peso, comprei umas mãos francesas mais robustas. Ficou a dúvida se troco o tampo logo ou não.

  • Anônimo
    Responder
    03/03/2017

    Muito bom! Adorei!
    Eu e meu esposo estamos planejando fazer o nosso cantinho de trabalho também! Obrigada pelas dicas! =)

  • Gabriela
    Responder
    10/03/2017

    Olá!

    Adorei a mesa! Queria saber qual foi a espessura que utilizaram. Eu vi uma prateleira já pronta na Leroy com espessura de 1.5cm, será que é muito fina? Seria para escritório mesmo, para colocar notebooks e papéis.

    Beijos,
    Gabi =)

  • Gleyson
    Responder
    25/03/2017

    Não seria melhor MDP pra uma madeira plana? ou é mais caro?

  • Pedro Lopes
    Responder
    16/11/2017

    será que aguenta um computador, tipo mais pesado, nao queria colocar no chão por conta do pó e ventilação , sabe me dizer mais ou menos ?

Leave a Comment: