Como fazer vasos de concreto

Há um tempo já sou apaixonada pelos famosos vasinhos de concreto, antes mesmo de virar moda. A primeira vez que vi esse tipo de vaso foi numa feirinha daqui de Brasília, na barraquinha das meninas do @concretourbano.bsb. De lá pra cá já comprei uns 6 vasos com elas…Claro que vêm com suculentas e cactos super fofos.

Só que com o boom da decoração industrial (e também da escandinava), esses vasos de concreto começaram a fazer muito sucesso. O que é muito bom, porque são lindinhos demais. Vi em vários blogs e no Pinterest posts com o passo a passo de como fazer seu próprio vaso de concreto. Confesso que levei um bom tempo para ter coragem de colocar a mão na massa, ou melhor, na argamassa…Mas acabei tentando e consegui fazer alguns vasinhos.

Meu passo a passo é bem simples. Vi algumas meninas que fizeram moldes de papelão para fazer vasos com formato diferentes. No blog dela, a Lariz (@casalegre) também mostrou um passo a passo e até disponibilizou o molde para baixar.

Gente, achava que ia ser super complicado, com bagunça e sujeira, mas me enganei. Claro que dá um medinho de mexer com a argamassa…Mas não é nada demais, é bem tranquilo.

Vamos lá.

foto1

Você vai precisar de:

  • argamassa
  • água
  • copos de plástico e embalagens de plástico
  • vaselina
  • pedrinhas (usei feijões)
  • pote de sorvete (ou qualquer outra vasilha de plástico)
  • lixa

Uma explicação bem rápida: as embalagens de plástico são usadas como fôrma para os vasos de concreto e os copos são para fazer o buraco interno. Com as fotos vai ficar mais claro.

foto4

foto5

O primeiro passo é passar vaselina no interior das embalagens de plástico e na parte de fora dos copos. Cubra bem, mas não precisar exagerar. A vaselina vai ajudar a desenformar.

foto6

foto7

Ah, tem que ser vaselina sólida.

foto3

Depois é hora de fazer a massa. Eu não medi a quantidade de argamassa que coloquei no pote, fui meio no olho. Coloquei um pouco do pó e depois fui adicionando mais de acordo com a espessura da massa. Para fazer a massa é só colocar um pouco de água e mexer devagar.

foto2

foto8

foto9

Fui meio no feeling mesmo…Fui mexendo e acrescentando um pouco mais de argamassa e água, até chegar no ponto. Assim que você coloca água, a massa fica dura, mas é só mexer devagar que ela vai amolecendo.

foto10

O ponto é quando ela está espessa, bem cremosa e sem bolhas.

foto11

Depois de pronta é só colocar a massa com cuidado nas embalagens de plástico. Não é bom encher muito o pote, porque tem colocar o copo de plástico no meio para fazer o buraco.

Aqui dá pra ver bem como não é bom colocar muita massa.

foto13

Esse ficou melhor.

foto12

Tente deixar o copo bem centralizado. Para não subir, coloque algumas pedrinhas…Como não tinha pedras em casa, coloquei feijões! hahahaha

foto14

foto15

Deixe secar por um dia. Para tirar é super tranquilo, nem precisar rasgar a embalagem, o concreto sai super fácil.

foto16

Depois de desenformar é legal dar uma lixada de leve.

foto17

foto18

Confesso que ainda estou na dúvida de como pintar meus vasinhos. Aliás, nem sei se quero pintar todos. Aproveitei que ainda tinha tinta em spray cobre e pintei esses dois.

Só tenho uma suculenta em casa, que estava nesse cachepô vazio hahaha Mas eu queria muito mostrar o resultado aqui pra vocês, não dava pra comprar plantinhas antes #sinceridades.

foto21 2

Ainda tenho esses dois para pintar. Sugestões?

foto22 2

E aí, gostaram? Viu como é simples? Juro que não fiz meleca em casa…Já estou pensando em fazer uma mesinha com base de concreto #oremos.

Ah, sabe aquele vasinho lá de cima que eu enchi com muita argamassa? Não deu certo, a borda quebrou um pouco na hora de desenformar. Tem que colocar só até um pouco mais da metade do potinho mesmo.

O legal é que dá para usar potinhos diferentes. Já vi até com forma de silicone para cupcakes.

Mão na massa, galera!

Juliana Amorim

Jornalista apaixonada por blogs, Instagram e suculentas. Se casou há pouco tempo e gosta de tudo sobre decoração e DIY. Não dispensa uma boa comida e sempre se empolga para qualquer viagem, nem que seja de fim de semana.

2 Comments
  • Anônimo
    Responder
    14/06/2016

    Adorei !!!! Como é simples fazer esses vasinhos, tbm serve como um passa tempo divertido e vc fica louca pra vê o resultado não é mesmo ? Qualquer hora vou me arriscar e fazer alguns.

Leave a Comment: