I woke up like ‘this: livros para meninas

O que você acha da literatura infantil? O que você acha de contos de fadas? Lembro que quando eu era criança lia “A Bela e a Fera” e já achava muito estranho. Como assim a menina foi feita prisioneira por um ser (que sabemos ser o “príncipe encantado”) e se apaixona* por ele? E Branca de Neve? A menina está desfalecida no meio da floresta, chega um cara e a beija. Em Chapeuzinho Vermelho a culpa é da vítima. Quem mandou ir pelo caminho errado? O lobo só aproveitou a oportunidade dada. Sério, você acha isso normal?

Ainda bem que, mesmo ainda estarmos longe de qualquer situação ideal, hoje em dia as meninas têm a oportunidade de ler livros e conhecer histórias que as empoderem e mostram que é legal não querer ser princesa, que o final feliz nem sempre tem a ver com um lindo casamento no castelo ou que ser diferente é bom para caramba.

Listei cinco livros com histórias que mostram para meninas que as mulheres podem ir além do sonho da de ser a próxima Cinderela.

 

Menina Bonita Do Laço de Fita – Ana Maria Machado

Conta a história de uma menina linda com a “pele era escura e lustrosa, que nem pelo da pantera quando pula na chuva”. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela.

 

 

Olívia não quer ser princesa – Ian Falconer

Nem toda menina quer ser princesa. Que o diga a porquinha Olivia. Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Ela queria ser diferente. Olívia descobre que a vida é cheia de alternativas. E, usando toda sua criatividade e rebeldia, perturba os pais falando sobre as possibilidades de escolha que mais combinam com seu jeito todo próprio de ser.

 

 

 

A Cinderela Mudou de Ideia – Myriam Sierra e Nunila López

É a desconstrução do mito de que, para ser feliz, uma mulher precisa esperar por um príncipe que a salve. A personagem se vê sufocada e descobre que uma mulher pode – e quer – muito mais.

 

Eugênia e os robôs, Janaina Tokitaka

Eugênia é uma menina de 11 anos apaixonada por mecânica e elétrica e capaz de consertar qualquer aparelho eletrônico. Cansada de tentar entender os seres humanos, que ela considera muito complicados, mas sentindo-se sozinha, Eugênia decide criar seus próprios amigos – companheiros, leais e… devidamente programados por ela.

 

 

 

 

Coisa de Menina – Pri Ferrari

Fala sobre futuro e perspectivas de vida de uma menina e aborda de forma simples diversas atividades que foram, são e podem ser escolhas para o futuro de uma menina. A autora e ilustradora Pri Ferrari  desenhou em 48 páginas o que muitos adultos ainda têm dificuldade de entender: não existe um lugar certo para as mulheres na sociedade: o lugar da mulher ela quem escolhe.

 

 

Bônus:

Sejamos todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adiche

Esse é para você, para mim, para a sociedade. “Sejamos todos Feministas” é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado pela cantora Beyoncé (Flawless). A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. Vale a leitura e o view. “Feminist, a person who believes in the social, political and economic equality of the sexes.”

 

 

 

*Depois de adulta descobri o que a Bela sentia pela Fera. Chama-se Síndrome de Estocolmo.

Karolina Kopko

Jornalista que sempre quis unir suas paixões: jornalismo e artesanato. Sempre que pode escapa da correria do mundo e se joga no meio de papéis, cola tesoura, tecidos. Agora está se aventurando na maravilhoso mundo da decoração.

1 Comment
Leave a Comment: